

A psicoterapia pode ajudar uma pessoa de diversas maneiras, como superar traumas, desenvolver habilidades para enfrentar adversidades e conflitos, identificar padrões prejudiciais e adotar hábitos saudáveis, melhorar os relacionamentos, compreender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos, além de favorecer o crescimento pessoal e autoestima trazendo alívio para os sintomas de ansiedade e depressão. Sendo assim, a psicoterapia desempenha um papel fundamental para a melhora progressiva dessas e outras condições psicológicas.

Sobre mim
Meu nome é Ana, sou psicóloga clínica e atualmente, atendo adultos e adolescentes a partir dos 14 anos, adotando a abordagem da Fenomenologia-Existencial.
Meu foco como psicóloga é oferecer suporte para ajudar meus pacientes a se organizarem psicológica e emocionalmente, melhorando seu bem-estar e qualidade das relações consigo e com o mundo.
Possuo experiência em Psicologia Clínica, Pesquisa Científica, Acompanhamento Terapêutico, Grupos Terapêuticos e Oficinas Terapêuticas para transtornos, compulsões e dependências.
Abordagem
A abordagem Fenomenológica-Existencial compreende que cada ser humano é único em sua existência, portanto, visa a construção de um ambiente seguro, de confiança e empatia, em que o cuidado se dá através de um olhar livre de julgamentos e interpretações prematuras, para que o indivíduo possa concentrar-se no momento presente e contextualizar sua visão singular a respeito de si e sua relação com o mundo.
Assim, as intervenções visam facilitar a expressão de pensamentos, sentimentos e sensações, que dão subsídios para a investigação conjunta dos sentidos individuais presentes, buscando uma compreensão mais profunda de sua singularidade. Isso quer dizer que essa abordagem não tenta enquadrar o paciente em ideias pré-concebidas e lhe permite explorar seu mundo interior a partir de sua forma única de ser. Pois cada pessoa, sente, pensa, interpreta e simboliza de acordo com suas próprias experiências.
Acompanhamento
O Acompanhamento Terapêutico é um formato de terapia em que a especialista vai até a casa do paciente para realizar intervenções em meio ao seu cotidiano, enquanto o paciente realiza atividades do dia-a-dia, podendo também avaliar e trabalhar o contexto familiar, escolar e laboral em que está inserido.